História


Professora Iracema Maria Vicente – 1940/2004


    A professora Iracema Maria Vicente nasceu na Fazenda Monte Alvão, aos 09 dias do mês de abril de 1940, em Campo Grande/MT, filha de João Pedro Ferreira e Mirandolina Maria Ferreira. Aos 25 dias do mês de janeiro de 1958 casou-se com Osvaldo Vicente, filho de Lazara Maria de Jesus e Emílio Vicente. Desse relacionamento tiveram três filhos: Nelson Vicente Ferreira, Dilma Maria Vicente e Zulma Maria Vicente.
   Começou sua vida como educadora ainda muito jovem, aos 15 anos, quando lecionou pela primeira vez na fazenda de seus tios Manoel e Sinhá, tendo como alunos seus primos Oscar, Olga e João Pedro Rabelo. Formou-se no magistério em 1983 na Escola Estadual de 1° e 2° Graus “Thomaz Barbosa Rangel”, no município de Rio Verde/MS.
   Seu primeiro vínculo como professora foi com a Prefeitura Municipal de Campo Grande em 08 de março de 1977, no cargo de Professora de Ensino de 1° Graus, I a IV, Referência 04, lotada na Escola Municipal Rural Lucia Passarelli. Depois, em 1980, na Escola Municipal Rural Camilo Boné. Em 1981, por não ser efetiva, pediu dispensa e mudou-se para Rio Verde onde permaneceu até 1983.
    Em 83 passou a fazer parte do quadro de professores da secretaria Estadual de Educação, lotada na Escola anexo a Escola Estadual de 1° e 2° Graus “Prof. Emygdio Campos Vidal”, na 2ª série do 1° Grau – Anexo a Vila Zoé. A escola atendia a clientela da vila local e ainda os bairros Rita Vieira, Tiradentes e adjacências.
   Sempre moradora da vila Zoe, Bairro Jardim Vilas Boas e Tiradentes freqüentava com constância a casa dos amigos e parentes moradores de Chácaras nas Três Barras, onde chegou a residir com seu esposo por três anos.
   Sempre eficiente, competente, dedicada e comprometida com seus educandos era possuidora de um senso de responsabilidade inigualável. Como mulher, sempre participou dos movimentos educacionais, Associação de Moradores e da Igreja da comunidade de onde morava, “Igreja Santa Cecília”, deixando sua alegria de viver como marca. Era uma pessoa de bem com a vida e isso contagiava a todos. Onde estava sempre tinha um grupo ao seu redor, desfrutando de sua alegria, paz e pensamento positivo. 
  A Avenida Três Barras era seu trajeto obrigatório para ir ao trabalho e passeios na casa de parentes e amigos na região durante todos estes anos. Seu último vínculo foi na rede Estadual de Educação, Escola Estadual de 1° e 2° Graus Dolor Ferreira de Andrade, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, até 1996.
 Morreu aos sessenta e quatro, aos 07 dias do mês de maio de 2004, por insuficiência cardiorrespiratória aguda, neoplasia maligna metastática e sepultada no cemitério Jardim das Palmeiras.
 Deixando uma grande saudade em todos que a conheceram, são as palavras de uma das filhas dessa professora Iracema Maria Vicente.
Fonte:Projeto Político Pedagógico da Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário